A BYD voltou a fazer história, ao atingir um novo marco no nosso país: ultrapassou as 10.000 viaturas vendidas desde a sua chegada, em 2023.
A marca Líder Mundial em Mobilidade Elétrica confirma assim a crescente preferência dos portugueses pela mobilidade elétrica e consolida o seu posicionamento num dos mercados mais dinâmicos da Europa.
Em 2025, a BYD matriculou 6.059 veículos ligeiros de passageiros no mercado nacional — um crescimento de 94,1% relativamente a 2024. Este desempenho garantiu‑lhe uma nova quota de mercado de 2,7% em todas as motorizações (mais 1,2 pontos percentuais do que em 2024). No mercado de ligeiros de passageiros com motorização NEV (New Energy Vehicles – veículos movidos a novas energias) a marca sagrou‑se número um do Cliente Particular, com uma quota de 7%. Já no segmento de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, alcançou uma quota de 9,4% e liderou também as vendas a clientes particulares. Em 2025, uma em cada cinco viaturas elétricas vendidas a particulares era BYD.
Um ano mundialmente histórico.
No contexto internacional, 2025 foi também um ano de recordes para o fabricante:
• 4,6 milhões de viaturas entregues em todo o mundo, consolidando a sua liderança global no setor NEV;
• novo marco nas exportações ‑ 1.049.601 unidades exportadas e um crescimento de 145%, face a 2024;
• celebração da produção do 15.º milionésimo veículo NEV – pouco mais de um ano após ter alcançado o marco de 10 milhões de viaturas produzidas.
O segredo de uma marca líder em inovação.
A estratégia de crescimento da BYD assenta numa cadeia de produção totalmente verticalizada e no forte investimento em inovação tecnológica. Só nos primeiros três trimestres de 2025, a empresa destinou 43,75 mil milhões de RMB (cerca de 5,3 mil milhões de euros) à Investigação e Desenvolvimento, totalizando um investimento acumulado de 26,65 mil milhões de euros.
Este esforço financeiro permitiu desenvolver áreas como: a química e integração de baterias – por exemplo na evolução das Blade Batteries; nos sistemas avançados de assistência à condução e no carregamento ultrarrápido Flash Charging de megawatts, que promete tempos de recarga comparáveis ao reabastecimento tradicional de combustíveis, com chegada à Europa prevista para 2026.
Com presença em mais de 110 países, a BYD mantém‑se fiel ao seu pioneirismo na área da inovação, justificando o seu crescente sucesso. Em Portugal, os números confirmam o caminho: a revolução elétrica já está em marcha e a BYD lidera a mudança.



